Revista Época: “Os ateus são mais inteligentes”

O cientista afirma que as pessoas de Q.I. mais alto tendem a questionar a existência de Deus

O pesquisador britânico Richard Lynn dedicou mais de meio século à análise da inteligência humana. Nesse tempo, publicou quatro best-sellers e se tornou um dos maiores especialistas no assunto. Nos últimos 20 anos, passou a investigar as relações entre raça, religião e inteligência. Ao publicar um trabalho na revista científica Nature, que sugeria que os homens são mais inteligentes, um grupo feminista o recepcionou em casa com o que ele chamou de salva de ovos. O mesmo aconteceu quando disse que os orientais são os mais inteligentes do planeta. “Faz parte do ofício de um cientista revelar o que as pessoas não estão prontas para receber”, diz. Ao analisar mais de 500 estudos, Lynn disse estar convencido da relação entre Q.I. alto e ateísmo. “Em cerca de 60% dos 137 países avaliados, os mais crentes são os de Q.I. menor”, disse. Seu trabalho será publicado em outubro na revista científica Intelligence.
ENTREVISTA - RICHARD LYNN
Matt Gibson QUEM É
Professor emérito e chefe do Departamento de Psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte

O QUE
Ph.D. pela Universidade de Cambridge, é um dos maiores especialistas em estudos de inteligência em raças e gêneros

O QUE PUBLICOU
Quatro livros sobre inteligência ligada à raça e ao sexo, entre eles Race Differences in Inteligence: an Evolutionary Analysis, e dezenas de artigos em revistas científicas, como a britânica Nature


ÉPOCA – Por que o senhor diz que pessoas inteligentes não acreditam em Deus?

Richard Lynn – Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior (um Q.I. médio varia de 91 a 110). Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade. O estudo que será publicado reuniu dados de diversas pesquisas científicas. E posso afirmar que é o mais completo sobre o assunto.
ÉPOCA – Segundo seu estudo, há países em que a média de Q.I. é alta, assim como o número de pessoas religiosas.

Lynn – Sim, mas são exceções. A média da população dos Estados Unidos, por exemplo, tem Q.I. 98, alto para o padrão mundial, e ao mesmo tempo cerca de 90% das pessoas acreditam em Deus. A explicação é que houve um grande fluxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade nas pesquisas. Mas, se tirarmos as imigrações ao longo dos últimos anos, a população americana teria um índice bem maior de ateus, parecido com o de países como Inglaterra (41,5%) e Alemanha (42%).
ÉPOCA – Cuba é um país mais ateu que os Estados Unidos, mas o nível de Q.I. não é tão alto.

Lynn – Você tem razão. É outra exceção. Pela porcentagem de ateus (40%), o Q.I. (85) dos cubanos deveria ser mais alto que o dos americanos. Mas há também aí um fenômeno não natural que interferiu no resultado. Lá, o comunismo forçou a população a se converter. Houve uma propaganda forte contra a crença religiosa. Não se chegou ao ateísmo pela inteligência. A população cubana não se tornou atéia porque passou a questionar a religião. Foi uma imposição do sistema de governo.
ÉPOCA – E o Brasil, como está?

Lynn – O Brasil segue a lógica, um porcentual baixíssimo de ateus (1%) e Q.I. mediano (87). É um país muito miscigenado e sofreu forte influência do catolicismo de Portugal e dos negros da África. Fica difícil mensurar a participação de cada raça no Q.I. atual. O que posso dizer é que a história do país se reflete em sua inteligência.

Luciana Vicária

Agnes Zuliani - Senadora Biônica



Não sou muito fã de Terça Insana, mas este vídeo oferece muita informação.

Five, a elefanta prestativa

Elefanta ajuda voluntariamente na manutenção de carro de veterinário


* http://blogneuronal.blogspot.com/2010/06/elefanta-da-empurraozinho-em-carro.html

'Deus não quis', diz Eto'o após eliminação de Camarões na Copa

Samuel Eto'o repetiu em vários idiomas o seu lamento pela derrota para a Dinamarca neste sábado. Paciente, o craque do Inter de Milão conversou em inglês, italiano, francês e espanhol com os jornalistas na saída do estádio Loftus Versfeld sobre o adeus precoce de sua seleção.

"Deus é o único que manda nesse momento e ele não quis"


Dono do rosto que inspirou o cartaz oficial do primeiro Mundial na África, Eto'o abriu o placar para Camarões no primeiro tempo e ainda acertou a trave, mas sua equipe deixou a Dinamarca virar e não tem mais chances de ir para as oitavas. Para o atacante, os camaroneses perderam chances demais em Pretória.

- O futebol é assim... Tínhamos esperança de ganhar o jogo de hoje, que nos colocaria na briga pela segunda fase. Começamos bem o jogo, mas perdemos muitos gols. Era uma grande oportunidade, mas não vai ser – concluiu.

Após perder duas vezes (para Japão e Dinamarca), Camarões volta a campo ainda na próxima quinta-feira, pela última rodada do Grupo E, contra a Holanda, na Cidade do Cabo, para cumprir tabela. A Holanda, por outro lado, tem seis pontos e está garantida nas oitavas.

O clipe mais gay que já ví




O cúmulo da viadagem extrema.

* Se um dia eu estiver no estilo me matem imediatamente sem dó! hahahahaha brincadeira.
** Um aluno camarada me enviou o vídeo pelo orkut.

Cegonha macho voa 13 mil quilômetros para encontrar companheira


Uma cegonha macho percorreu cerca de 13 mil quilômetros para encontrar sua companheira deficiente que vive em uma vila croata. A ave chamada ‘Rodan’ (à direita) voou da África do Sul até a vila de Brodski Varos, no leste da Croácia. Segundo a reportagem do jornal ‘Jutarnji List’, esse é o quinto ano consecutivo que ‘Rodan’ faz a viagem épica, já que sua companheira não consegue voar.

NUNCA IMAGINEI SENTIR INVEJA DUMA CEGONHA!!!
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!

Elefante seca hidromassagem de hóspedes na África

A elefanta apelidada carinhosamente de Troublesome, algo como "perturbadora" em Português, foi fotografada com a tromba na jacuzzi, e nem se incomodou com o flash.

Segundo os funcionários do local, elefantes como Troublesome podem beber até 200 litros de água por dia. Logo, para esse tipo de animal, esvaziar uma jacuzzi é como beber um copo de água.

"Foi um alívio porque estávamos desconfiados que a jacuzzi estava com problemas", contou Susan Potgieter, proprietária do resort.

A empresária disse ainda que não precisará mais chamar encanadores ou outros técnicos para solucionar o problema. Basta apenas manter a "perturbadora" longe das suítes.

Elefanta dá 'empurrãozinho' em carro quebrado na Inglaterra

Uma elefanta pra lá de prestativa ajudou a empurrar um carro quebrado num parque safári na Inglaterra.

O funcionário Lawrence Bates teve seu jipe quebrado durante uma ronda no West Midland Safari Park e chamou o socorro do parque. Enquanto aguardava o guincho, Bates foi surpreendido com a chegada de Five. A elefanta de 18 anos de idade de origem africana percebeu que seu veterinário precisava de ajuda e foi logo empurrando o veículo.

O jipe foi movido até um local mais seguro e, como se não bastasse, Five ainda acompanhou o reparo e ainda deu uma ducha no carro com sua tromba.


"O veterinário e Five formam um time e tanto. Juntos, eles empurraram o jipe e a elefanta ainda ajudou no reparo do carro. Nunca tinha visto isso antes", contou o diretor do parque, Bob Lawrence, ao jornal "Telegraph".


Ladrões se fantasiam de ovelhas e enganam 300 policiais

Os ladrões Maximiliano Pereyra, de 25 anos, e Ariel Diaz, 28, passaram uma semana disfarçados como ovelhas na Argentina. A dupla fugiu de um presídio e, para não ser reconhecida, se fantasiou do animal e se juntou a outras ovelhas de uma fazenda.

Segundo a imprensa argentina(La Nacion), os ladrões enganaram cerca de 300 policiais que estavam a sua procura na região.

Moradores de La Almeda reconheceram a dupla uma semana depois da fuga. Eles foram vistos correndo pelos campos segurando a fantasia. Pereyra e Diaz foram presos em meio a muitas ovelhas de uma fazenda em Saladillo.

A polícia local preferiu não comentar o caso.

Freiras são presas por plantar maconha no quintal de convento

As irmãs Nanteza e Rita foram levadas para a delegacia na cidade de Masaka, na Uganda depois de discutirem com os policiais.

Uma das freiras argumentou que a plantação não era cultivada para consumo das religiosas, mas sim para a alimentação dos animais do convento, especialmente os porcos. Elas alegaram que os oficiais entraram no convento sem permissão prévia.

As freiras foram soltas depois de serem advertidas sobre a proibição de maconha no país.

O maior desastre ecológico da história

Shaula se movimenta?

Outro dia observando o céu percebí um movimento numa das estrelas na cauda da constelação de Escorpião. Acredito que Shaula seja uma estrela do tipo "binária eclipsante".